segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

AAUAv precisa de amigos


A publicação de convocatórias para actos oficiais duma instituição - entre assembleias e debates eleitorais - através do facebook tem muito que se lhe diga. Sobretudo quando a divulgação que mais faz sentido, via correio electrónico e afixação em papel no campus, surge mais tarde ou não surge de todo. O uso das redes sociais deve ser, no máximo, complementar. Efectivamente, durante um intervalo de tempo considerável, a convocatória destina-se exclusivamente aos 4900 (descontando organizações) utilizadores "amigos" da AAUAv.

Prestes a terminar o mandato, a Mesa da Assembleia-Geral volta a dar um ar da sua graça, para nos lembrar dessa desgraça.

Isto tem um nome: analfabetismo político.

A propósito, eu estou a par da dificuldade inerente a este género de divulgação pelos meios tradicionais, mas quem ocupa estes lugares deve estar preparado para lidar com isso.

6 comentários:

Sérgio Lopes disse...

Caro Colega

A Assembleia Geral de Alunos da AAUAv ainda não foi publicitada por correio electrónico pois, como deve saber, essa é uma tarefa que não depende exclusivamente da AAUAv.

Como deves “estar a par”, o envio de mensagens de correio electrónico para o endereço alunos-list@ua.pt depende de autorização de serviços da universidade e apenas pode ser enviado no final de cada dia.
Por outro lado, a publicitação no site da AAUAv, meio definido no regimento, já foi levada a cabo.


A publicitação em papel nos seguintes locais: “b) O Complexo Residencial; c) O Bar do Estudante; d) As cantinas em funcionamento; e) O ISCAA; f) A ESTGA; g) A ESSUA; h) A ESAN;” (excerto do regimento da AGA), não foi feita mediante decisão da Mesa da AGA durante todo o mandato.

Decisão fundamentada no entendimento de que é um desperdício de recursos da instituição, já que todos os outros meios de custo quase nulo cumprem bem o objectivo. Nada que já não tivesse sido decidido em anos anteriores.

É, de facto, um incumprimento do regimento, no entanto o custo de oportunidade compensa. De outra forma estaríamos a duplicar recursos para o cumprimento do mesmo objectivo.

São decisões que quem “ocupa estes lugares” tem que ousar tomar.
Só quem nunca ousou tomar qualquer decisão que seja pode chamar a isto analfabetismo, muito menos político. Completamente gratuito. Aliás, a política é prática não é “óculos atrás do monitor” e toca a escrever o que nos apetece. E a prática tem destas coisas, é alvo de escrutínio…Mas com limites, os que separam a liberdade de expressão da ofensa pessoal. Os que separam a discussão de ideias da discussão de carácter. Os que separam a diferença entre já ter feito e nunca ter tentado fazer.

O uso das redes sociais é um excelente complemento, concordo. A publicitação nas redes sociais é mais célere por um motivo óbvio: a AAUAv não depende de ninguém para a sua utilização.

O facto de a informação surgir nas redes sociais antes de ser enviada por e-mail não significa menosprezo pelos meios definidos no regimento, antes sim a execução de “todos os esforços para a correcta publicitação da AGA” (excerto do regimento da AGA). Afirmar o contrário é meramente provocatório.

Aliás, as redes sociais têm dado um tremendo exemplo da sua riqueza para o cumprimento da missão da AAUAv, até no apoio social aos colegas, não só na divulgação de eventos.

As Assembleias Gerais de Alunos da AAUAv durante este mandato têm sido bastante participadas, portanto não julgo que este seja um problema de que a instituição padeça.

Mas cada um preocupa-se com o que entender…

Coisas que a minha causa desconhece, a causa dos alunos e da instituição que os representa, e não tentar esgravatar coisas de causas sem consequência, do sabe-se lá o quê.

Um abraço. Prazer.

Anónimo disse...

És o maior ó colega Sérgio!

Bibelô disse...

Quase que parecias o GRU - O mal disposto. Mas até ele consegue demonstrar menos azia que tu. Realmente tens uma ousadia que vai lá vai! Até te batia palmas se não tivesses andado o mandato inteiro caladinho como se nada tivesse a acontecer à tua volta e se não tivesses essa atitude arrogante e carrancuda.
É certo, estavas a acumular energia para esta resposta.
Mesmo assim faço-te esse especial favor:
CLAP CLAP CLAP!
Com um presidente da AGA assim quem precisa de uma direcção e de um conselho fiscal?
Muito bem colega, continue assim que vai longe! ops... pois é, o mandato está a acabar, já me esquecia.
É pá e para a próxima tenta não misturar todas as sensibilidades/personalidades que representas, numa mesma resposta... Fica-te um bocadinho mal.
A partir de certa altura não se percebe em que condição estás a responder:
- se presidente da AGA
- se coordenador dos estudantes socialistas da UA
- se dirigente da Jota S
- se como engraçadinho (esta então foi mesmo ao lado, o humor não é o teu forte pá)
És o meu ídolo.
Deixaste o Simões sem resposta...
por agora... =)
Abraço

João disse...

"É, de facto, um incumprimento do regimento, no entanto o custo de oportunidade compensa." Aqui se percebe de onde é que eles brotam!
"Vamos cagar nos estatutos da AAUAv que o papel está caro!", diz o presidente da Mesa. Chegando a uma qualquer autarquia corrupta a ordem é ignorar o PDM pois o progresso está no betão, até que num qualquer ministério se decide ignorar a lei que exige concurso público, fazendo-se as concessões por ajuste directo...
É isto que vem no manual que é entregue com o cartão de militante e assim se explica de onde eles brotam!

Nota1: Se a direcção e o presidente da mesa estão tão preocupados com os custos inerentes à divulgação da AGA a ponto de decidir eliminar os avisos em formato físico, calculo que estejam a cortar de igual forma noutras despesas bem mais supérfluas como os telemóveis e viaturas utilizados pelos membros da direcção.

Nota2: Desde quando é que a Mesa de uma assembleia toma decisões e ainda por cima não escrutinadas, além de anti-estatutárias?!

Simões disse...

Parece que os meus óculos são o verdadeiro cerne do associativismo aveirense, mas enfim...

Afirma Lopes que cumprir o regimento é desperdiçar recursos da instituição. Sucede que a divulgação por correio electrónico e em papel é fundamentalmente diferente da divulgação na página da AAUAv ou em redes sociais, por uma razão muito simples: a primeira vai ao encontro dos estudantes, enquanto que a segunda os obriga a procurar a informação.

Relembrando um inflamado discurso da tomada de posse, importa chamar os estudantes para o debate. Daí que se deva ir ao encontro dos estudantes, e não esperar (sobretudo em época de exames) que estes decidam procurar esta informação.

Quanto à prática da política, tem-se visto pouca. Serviços mínimos, aliás. Particularmente relevante tendo em conta a promessa das AGAs bimensais e quejandos. Quanto ao escrutínio, ei-lo! Ou a tua concepção de democracia limita-se ao votozinho e fé no cumprimento do mandato?

O simples facto de eu nunca se ter ocupado um cargo nos órgãos sociais da AAUAv não significa que não intervenha na vida académica, nem me devia desqualificar, até porque se me desqualifica a mim, que fará aos restantes colegas (milhares, por sinal) que nao expressam a sua opinião de forma visível?

E já agora, estou convencido que as minhas diatribes antes e durante a campanha chamaram mais atenção e geraram mais debate junto de uma série de abstencionistas do que a Mesa da Assembleia-Geral num mandato inteiro.

Simões disse...

só mais duas notas:

1) aparece ali a tua fotografia tipo passe, e tens óculos, e deves ter estado atrás dum monitor para escrever o teu comentário...

2) não discuti o teu carácter, nem tenciono fazê-lo, nem sequer justifico esta decisão, para não começar a discutir o teu carácter - mas discuto o teu comportamento no exercício de funções.