segunda-feira, 18 de maio de 2009

campanhas obscuras



Denúncia de manipulação nos números oficiais do desemprego
Uma denúncia levada aos sindicatos por funcionários do Instituto do Emprego e Formação Profissional sustenta que o instituto limpou do sistema informático 15 mil desempregados no final de Março. A suspeita está nas páginas do Diário de Notícias, que avança com a notícia de uma queixa anónima a garantir a manipulação na contagem dos inscritos no IEFP.

(...) De acordo com este procedimento, no final de cada mês algumas inscrições da categoria 2 (novo emprego) são passadas para a categoria 3 (empregado), que é aplicada a pessoas inscritas que não têm emprego mas que não estão a receber qualquer subsídio por parte do Estado.

Trata-se de uma situação que ocorrerá no último dia de cada mês, às 00H00 e que não será detectada pelo lesado uma vez que a pessoa em causa não está a receber qualquer subsídio.

De acordo com a denúncia, em resultado deste procedimento, só no final do mês de Março, 15 mil pessoas sem emprego terão sido apagadas do rol de desempregados.

Nota-se algum fascínio pelas estatísticas, neste mandato do Governo da República. Curiosamente, não temos esta matéria nas cadeiras de Estatística aqui na UA. Talvez haja na Independente...

Sem comentários: