domingo, 20 de janeiro de 2008

Avô Cantigas não percebe?

Vital Moreira, no Causa Nossa, mostra-se surpreendido pela discrepância dos números de desemprego divulgados pelo INE e dos números de desempregados inscritos nos centros de emprego. Eu digo que talvez não seja alheia a tudo isto a intervenção do Governo de Sócrates, o Magnífico, cujas medidas salvadoras são explicadas ao comum e extremamente ignorante dos mortais por Vital Moreira - com uma ocasional cuspidela na cara, merecida, pois somos todos muito estúpidos ao pé de Vital Moreira e Sócrates, o Magnífico.

Adiante. Proponho a Vital Moreira que leia estes estudos de Eugénio Rosa, que explicam as alterações ao subsídio de desemprego e os números mais aproximados do desemprego real, incluindo situações de subemprego e falso trabalho independente. Depois sugiro que dê uma olhada no sítio do IEFP e veja as remunerações oferecidas por trabalho a tempo inteiro. Por fim, diga-me como é possível uma pessoa trabalhar a tempo inteiro e ser pobre, o que acontece com demasiada frequência neste país. Talvez perceba alguma desconfiança dos desempregados em relação ao sistema que apenas em teoria os apoia.

AVISO: a Causa deste blogue não tem mesmo nada a ver com a Causa de Vital Moreira.

1 comentário:

josé afonso disse...

Eu é que não percebo. Não percebo como é que Vital Moreira se dispõe a desperdiçar o seu capital de credibilidade, dia após dia e a cada comentário que faz acerca do Governo-Sócrates.

Aproxima-se perigosamente das cambalhotas que Luís Delgado era obrigado a dar com os "ponpons" de "santanete". Só que Delgado não tinha a responsabilidade acrescida de ter feito parte da Assembleia Constituinte.

Talvez Sócrates tenha escolhido melhor o seu "defensor-independente" do que Santana, mas a verdade é que já pouca gente liga ao que Vital Moreira diz, e a tendência é descendente.

Não gosto particularmente de fazer previsões, mas parece-me que Vital Moreira vai acabar por se transformar numa espécie "fantasminha brincalhão" que não assusta (nem convence) ninguém. É pena, mas enfim... É a Causa dele.