quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A cruzada do Avô Cantigas

Vital Moreira INSISTE MESMO MUITO em que a política de saúde do Governo deve continuar apesar da saída de Correia de Campos, e que essa remodelação se deve aos interesses obscuros, que manipulam a comunicação social tablóide. Newsflash: os interesses são claros, são os das populações que perdem equipamentos de saúde e não têm uma rede de transporte suficientemente eficaz para cobrir essa perda.

Volta, Luís Delgado, estás perdoado!

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ASAE e lancheiras

Via Atlântico, tomei conhecimento do novo plano do Governo britânico para combater a obesidade das crianças: inspecção às lancheiras. Se a comida não for saudável, a lancheira é apreendida. Toda a história aqui.

Assumo que por cá caminhemos para este estado de coisas, as boas práticas europeias e tal, mas a inspecção às lancheiras será decerto competência da ASAE. Uma vez que o organismo não tem os seus quadros de pessoal a abarrotar, podemos esperar rusgas de shotgun e cara tapada nas escolas primárias do país. A questão é: especial controlo nos centros urbanos, onde os putos só comem merda, mas merda empacotada como mandam as regras, ou nas zonas rurais, onde os putos comem boa comida, em geral mais saudável, mas manuseada por pessoas sem luvas, bata e touca?

Esperemos pela audiência na AR.

à esquerda em direcção a áfrica


uma das melhores descobertas em formato blog dos últimos meses. deixo aqui umas pequenas linhas e consequente reencaminhamento para essa mina.

a bater no fundo

Os Ladrões de Bicicletas mostram-nos uma pirueta de política económica, com o FMI a aconselhar Estados a injectar dinheiro na economia - e o mercado, já não funciona? - e o Zero de Conduta relata os elogios fúnebres a Suharto feitos por Xanana Gusmão. Dá vontade de cuspir em certas pessoas.

50 anos de LEGO

Quem nunca brincou com LEGO dificilmente teve uma infância feliz. Foi a 28 de Janeiro de 1958 que o famoso brinquedo de plástico foi patenteado, embora a empresa já existisse há largos anos. O LEGO é imortal, tenho 4 grandes caixotes em casa para o provar, e para celebrar o seu 50º aniversário, recupero uma posta intitulada Recalcamentos de infância que lancei há quase um ano na vizinhança...

intendência alargada

Esta barra lateral levou forte volta. Ligações externas, baú reorganizado e uns blogues novos para lerem. Espero que esteja do vosso agrado e aguardo e agradeço comentários.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sondagens

Deixo aqui uma bonita e interessante sondagem, recomendando que visitem o site slashdot (news for nerds, stuff that matters) e vejam a fantástica poll que está a decorrer. Vale mesmo a pena :)

Chuck Norris

Basta uma pesquisa no Google para descobrir informação interessantíssima acerca do Maior. Reconhecer o carácter supradivino de Chuck Norris é o primeiro passo para a salvação. Porque o seu roundhouse kick é temível.

McCarthy de volta

Alguns já terão ouvido falar do Senador dos EUA Joe McCarthy e da sua perseguição a presumidos comunistas. As suas audiências no Senado ficaram famosas por todas as más razões. Paranóias perigosas. Leiam o wikiartigo e ficam a perceber. Não curtes o teu vizinho? Chama-lhe comuna, ele dá com os costados na choça. É triste.

Parece que por lá tem muita gente de memória curta. Agora temos um ex-assessor do Presidente Ronald Reagan a denunciar a criação, aprovada por uma vasta maioria bipartidária em Outubro de 2007, duma "Comissão de Ideias Extremistas" (via o tempo das cerejas, onde tem a tradução para português e umas notas). Não gostam mesmo de pessoas, naquela terra.

domingo, 27 de janeiro de 2008

The Allstar Project

Se eu não vou a Leiria, vem Leiria até cá. Ontem tive o prazer de assistir a um concerto de The Allstar Project, famosíssima banda leiriense, no Mercado Negro, em Aveiro. Fica o elogio ao evento, do som ao sítio. Estiveram muito bem!

Para mais informação, vejam as páginas da banda no myspace e no youtube.

Vamos tentar divulgar mais uns sons catitas doravante...

do underground II

E será que esse pó de laranja é suficiente para ensopar o veneno que escorre das páginas de opinião do DN?

do underground

ESPÍRITOS MATAVAM + - 200 PESSOAS NOITE

SOLUÇÃO DE MATAR ESPÍRITOS VINAGRE SAL PÓ DE LARANJA


Quem nunca leu isto em qualquer lado? E quem consegue explicar? E quem acha que isto é sinistro, não só pelo conteúdo como pela dispersão geográfica dos avistamentos?

sábado, 26 de janeiro de 2008

A fachada caiu

Correia de Campos: "a pessoa não faleceu, estava falecida!"
ouvido em entrevista à TVI, apenas um momento embaraçoso em milhares num intervalo de poucos minutos, acerca da descoordenação da prestação de socorro médico em Alijó.

Distância, sff!

Cientologia reconhecida como religião desde Novembro, noticia o PÚBLICO (versão para cegos, se repararem tem magoo no URL).

A ler também os comentários de Vítor Dias, n'o tempo das cerejas e nos Papéis de Alexandria.

Basicamente estes chanfrados agora instalam-se cá no burgo, e qualquer dia temos o Tom Cruise a ser recebido por Sócrates, que falará num sinal de confiança a respeito de sabe-se lá o quê. Numa onda de tolerância, era juntá-los todos no Campo Pequeno...

Pesadito...



Talvez o anúncio, em si, seja um pouco "americanão", feito com o objectivo principal de arrepiar. Mas arrepia. Querer a paz não é só para misses.

Mais aqui e aqui.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

papel + papel

um olhar interessante sobre o jornalismo cultural da autoria de isabelle anchieta de melo...


The front fell off.




Não é uma entrevista real, mas é hilariante ainda assim.
Faz lembrar as desculpas do Manuel Pinho.

Duas prendas no JN

Acabadinho de vir da lota, um estudo revela que os portugueses confiam mais nos professores e menos nos políticos. Sou filho de professores e vejo o que os políticos andam a fazer à profissão, portanto pergunto se os sindicatos não conseguiriam capitalizar esse grau de confiança dos cidadãos para impedir mais umas bordoadas na Escola Pública.

Agradável surpresa, descobri que o Nuno Rogeiro, o tudologista português, escreve no JN às sextas (disponível online). Hoje mapeia a oposição ao Governo. Discordo de toda a importância que atribui a Manuel Alegre, mas acho que a análise ao PCP está apuradíssima.

Tecnologia útil

Num blog dum caríssimo, um vídeo sobre um concept da Nokia que nos permite imaginar o futuro dos telemóveis e não só. Versatilidade, miniaturização, interacção pessoa máquina mais intuitiva e agradável, bring it on.



Davos e Youtube pedem ideias para um mundo melhor

No Público, acompanhado de um vídeo muito fofo

Sim, nós, líderes de economia e política, intelectuais e jornalistas, com anos, décadas de dedicação a causas variadíssimas, licenciaturas, mestrados, doutoramentos, experiência própria, profissional, com acesso a meios rápidos, eficazes, precisos de informação, que nos reunimos regularmente em conferências onde se gastam milhões de euros só em segurança, pedimo-vos, jovial e desportivamente, a vossa ajuda para nos darem ideias para tornar um mundo num sítio melhor. E pelo Youtube, que fomos informados que é uma cena jovem da internet e que toda a gente acha o máximo (a seguir ao hi5 claro).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Inquéritos actualizados

Desde já as minhas desculpas pela demora na actualização do inquérito. Não me ocorreu nada de interessante. Até agora!

Ficámos a saber que os Fritos não despertam tantas paixões como a Fátima Campos Ferreira, mas são de facto muito apreciados por estas bandas. Ficámos até a saber mais sobre os Fritos (e sobre a TV Cabo) do que o previsto. Temos think-tank. Eis os resultados:

Que achais de Fritos?
snack perfeito! - 28%
vai bem com uma jola - 50%
não me seduz - 10%
não como disso desde 1989 - 10%

Quanto ao novo inquérito, eis a premissa: não estão fartos de ver a publicidade do SAPO com a cantiguinha da Maria Armanda? Pois bem, recordou-me duma discussãozinha recorrente acerca de títulos magníficos do suplemento Inimigo Público. Temos agora em votação dois desses títulos, e haverá com certeza muitos outros de que se lembrarão. Deste modo, ou escolhem uma das propostas, ou deixam um comentário com outro título da vossa preferência. Acho que ainda nos vamos rir um bocado.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

press review

Graças a obras no prédio e à pobre construção deste imóvel, esta press review vem longa e matinal. Já não se pode ressacar em paz.

Felizmente tenho o prazer de ver o Opinião Pública na SIC Notícias, com o pro da Economia da estação, que põe tudo em pratos limpos e, discutindo bolhas especulativas, usa expressões como "apanhar pancada". Entretanto a estação sobe a parada e transmite excertos da entrevista de Mário Crespo a Correia de Campos. Muito bom.

E agora, as parangonas:

Sporting quer 'substituir' Rui Santos na SIC
Ao DN, Rui Santos, apresentador do programa da SIC Notícias Hora Extra reage: "É um fait divers que só não atribuo grande gravidade porque há pessoas descontroladas e sem solução para a crise financeira em que o clube e a SAD estão mergulhados". Mas, "da mesma forma que a liberdade de expressão deve ser garantida também me coloco na posição de ser alvo de crítica e com tolerância total", adverte.
Isto será alvo de maior discussão no la Causa sportif mas já deixa água na boca...

"Ministro tentou intimidar-me"
O Ministro da Saúde pelos vistos já liga para casa dos autarcas para os calar, o que é uma atitude bonita e só pode correr bem. É bom saber que há uma plataforma comum de meios de acção a todos os níveis de Governo, central e local. Pena nivelar por baixo.

Alemanha unida contra a Nokia
(...) mais explícito foi o ministro da Economia, Peer Steinbruck, social-democrata, que classificou a manobra da Nokia como "capitalismo de caravana", acusando a Nokia de ir "com a música para outro país" depois de ter obtido subsídios e lucros.
Capitalismo de caravana é uma expressão óptima. É bom ver os governantes a boicotar marcas porque se deslocalizam, embora desconfie da eficácia destes gestos, mas acima de tudo é bom vê-los a apertar com as empresas para recuperar subsídios. Tomara que a gente fizesse um esforço maior por aqui.

Governo pede silêncio à ASAE
Ora aí está uma ideia. Se esse espalha-brasas do Nunes estivesse mais caladinho, a bronca da cigarrilha não tinha sido tão grande. Infelizmente, o pedido de discrição não era aplicável à audiência parlamentar, donde saíram pérolas como estas.

Chávez admite mastigar folhas de coca todas as manhãs
Mostrem-se espantados!

Maratonista morto por flecha envenenada
O Quénia continua a surpreender pelo amor aos clássicos, tipo Poirot. Já o outro que foi morto à catanada foi mais prosaico.

Já na parte da opinião, ainda passei os olhos por alguns artigos giros:

Há cada vez mais doutores sem trabalho e sem emprego
Manuel Serrão

Milagres estatísticos
Manuel António Pina

Porquê, Mário Lino?
Editorial do Sol, ou seja, a página de humor.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Boa vida

Numa tarde soalheira, nada melhor que pegar num bom carro, dos que dão prazer a conduzir, levantar a capota e curtir uma voltinha, de preferência à beira-mar... É das coisas que deixa um homem feliz. Simples.

Táctica do Quadrado



Duas citações:

-Uma possível, "estes finlandeses são loucos", Obelix

-Uma real, "You've had over 5,000 years of culture, and the world's most famous Finn is still Huckleberry." Conan o´Brien

Link para mais informações sobre a guerra do Inverno

We're sorry you torture...

The Canadian foreign minister has apologised for including the US and Israel on a list of states where prisoners are at risk of torture.

Em boa verdade, Israel vem lidando com terroristas a sério há largos anos, enfrenta uma ameaça real em todo o território a tempo inteiro, e não consta que torturem, até porque o conhecimento único do fenómeno do terror já lhes permitiu concluir que confissões obtidas sob tortura não valem um peido furado. Quantos aos outros, que dizem que não torturam... If it walks like a duck, and talks like a duck...

E nisto quem fica na merda são os canadianos, porque lhes fugiu a pena para a verdade!

De Grønne Slagtere

Filmaço dinamarquês, muito fora, rodou há bocado na RTP1. Aconselho vivamente.

De Grønne Slagtere na IMDb

Por um SNS geral, universal e gratuito

Apelo a que assinem esta petição, em defesa do Sistema Nacional de Saúde. Somos utentes, não clientes, e isto de pagar taxas por internamento decidido, não pelo utente, mas por um médico, é apenas uma das muitas coisas que não fazem sentido no SNS. Andamento.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Avô Cantigas não percebe?

Vital Moreira, no Causa Nossa, mostra-se surpreendido pela discrepância dos números de desemprego divulgados pelo INE e dos números de desempregados inscritos nos centros de emprego. Eu digo que talvez não seja alheia a tudo isto a intervenção do Governo de Sócrates, o Magnífico, cujas medidas salvadoras são explicadas ao comum e extremamente ignorante dos mortais por Vital Moreira - com uma ocasional cuspidela na cara, merecida, pois somos todos muito estúpidos ao pé de Vital Moreira e Sócrates, o Magnífico.

Adiante. Proponho a Vital Moreira que leia estes estudos de Eugénio Rosa, que explicam as alterações ao subsídio de desemprego e os números mais aproximados do desemprego real, incluindo situações de subemprego e falso trabalho independente. Depois sugiro que dê uma olhada no sítio do IEFP e veja as remunerações oferecidas por trabalho a tempo inteiro. Por fim, diga-me como é possível uma pessoa trabalhar a tempo inteiro e ser pobre, o que acontece com demasiada frequência neste país. Talvez perceba alguma desconfiança dos desempregados em relação ao sistema que apenas em teoria os apoia.

AVISO: a Causa deste blogue não tem mesmo nada a ver com a Causa de Vital Moreira.

Aveiro e Leiria

Aveiro é um mundo de possibilidades. Aveiro é do mesmo tamanho que Leiria, e no entanto não está tão cheia de leirienses, o que representa uma vantagem. E os leirienses são fixes na diáspora, e não em casa. Aveiro é fixe, Leiria está a precisar de levar uma volta. Gosto de Leiria porque é "casa". Gosto de Aveiro porque é o meu playground.

Aliás, o mundo é o meu playground. Mas tenho apartamento em Aveiro.
Passem por lá.

Nós por cá...

Só em Portugal, para um PM se recusar a referendar um tratado substancialmente igual a um que tinha prometido referendar. Só mesmo neste país atrasado. Entretanto, no Reino Unido:

Mr Brown has argued that no referendum in the UK is needed on the Lisbon Treaty because it does not have the constitutional character of the constitutional document which was rejected by French and Dutch voters at referendums in 2005.

Most Conservative and some Labour MPs argue that, as the Labour government had promised a referendum on the constitution, it should do the same for the treaty which they have already said is substantially the same.

But the government says it is different, and does not require a referendum. It says changes are either minor and procedural, and Britain has negotiated "opt outs" for other changes, where necessary.

sábado, 19 de janeiro de 2008

intendência

Já que a lista de rótulos estava a ficar interminável, decidi condensá-la usando código que fui buscar aqui. Digam-me o que acham...

press review

Agora que voltei da apanha da tangerina, aqui na calma lendo os jornais, gostaria de comentar a questão do novo sistema de pontos para as cartas de condução. Segundo o DN, Carta por pontos pode levar sistema ao colapso, o que soa um bocadinho catastrofista. Lá porque o sistema já está à beira do colapso desde que centralizaram o processamento de multas... Pois, acaba por fazer um certo sentido. Levaram 9 meses a dar-me uma pena acessória (suspensa) por uma multa que paguei na hora.

Mas francamente, isso só seria possível num sítio em que as leis fossem redigidas em cima do joelho, que não é o caso. Ou será?

DN: Uma lei que as excepções esfumam na prática

JN: Discotecas com menos fumo que restaurantes

Coincidências

Serviço de Infecciologia do Hospital de Curry Cabral.
18 de Janeiro de 2008

A horas demasiado obscenas para serem aqui ditas, e com um bico de pato asfixiante a proteger as vias respiratórias de possíveis microorganismos esvoaçantes, o meu colega Pedro e eu arrastámos os pés até à professora assistente:
- Vão colher a história do senhor da cama 17, que é interessante.
O senhor da cama 17 - chamemos-lhe Alexandre, nome falso que permite criar alguma empatia pela pessoa e manter simultaneamente a sua privacidade - estava num quarto isolado. Um calor avassalador atingiu-nos a cara qual onda de choque assim que abrimos a porta. Ele sorriu quando viu o nosso ar de lagosta em vias de cozedura, e falou-nos com sotaque brasileiro:
- Desculpa o calor, doutor. Mas eu gosto de ter o ar condicionado bem quentinho, que nem minha casa no Brasil.
Apresentámo-nos, perguntámos-lhe se não se importava de contar a sua história a dois estudantes de medicina, e abrimos as hostilidades: nome, idade, profissão, naturalidade, motivo de vinda ao hospital, caracterização dos sintomas, doenças anteriores, e todo esse interminável questionário a que a inexperiência nos obriga.
Enquanto eu examinava o Alexandre, o Pedro perguntou-lhe:
- Então, o senhor veio para Portugal porquê? Já conhecia aqui alguém, ou veio à aventura?
Ele hesitou. Estava nessa altura a medir-lhe a pulsação, e apercebi-me de um ligeiro aumento na sua frequência cardíaca. Depois, com um sorriso ligeiro que só atingia a cara do nariz para baixo (deixando os olhos inertes, fixos com um brilho baço de nostalgia), contou-nos:
- Eu na verdade fui para a Inglaterra primeiro, faz 3 anos. Tinha lá um amigo meu vivendo que me recebeu. Aí, um mês depois que eu cheguei lá, ele foi morto.
Senti um "clic" no cérebro. Parei de examinar os pontos herniários do abdómen e olhei para ele. Perguntei:
- Foi morto... pela polícia?
- Sim - respondeu ele -, foi a Polícia que matou ele no metro, pouco depois daquele atentado com bomba. A família depois foi indeminizada, mas passou muito mal. Aliás, ainda estão passando mal... Bom, eu depois não tinha mais com quem ficar, não pude arranjar emprego, meu visto passou de tempo e eu não tinha dinheiro para comprar bilhete de volta para o Brasil, então eu vim para Portugal.

http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/4713753.stm

Há coisas que não lembram ao diabo...
A história era de facto interessante. Mas não tanto pelo lado clínico.

(Já agora, a título de curiosidade, ele teve uma pericardite infecciosa aguda.)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

em cheio

Eis uma análise da proposta de lei dos executivos autárquicos que faz bastante sentido:

O comunista António Filipe chamou-lhe o "dia do bloco central". PS e PSD uniram vozes na defesa da proposta conjunta para os municípios, a oposição fez o mesmo e não poupou nas palavras. Novamente António Filipe, evocando as criticas constantes entre os dois maiores partidos - "Se sabemos pelo PS que o País está mal devido à incompetência do PSD, e se sabemos pelo PSD que o País anda mal devido à incompetência do PS, qualquer cidadão com um mínimo de bom senso perceberá que, quando tantas incompetências se juntam, não pode sair coisa boa".

Canal (de) História

Se me pedissem a opinião sobre a TV Cabo (ninguém pediu), diria que era uma empresa esquisita, talvez devido à falta de concorrência real: o apoio ao cliente é fraquinho, a política de telemarketing é atentatória da paciência do consumidor (se me voltam a ligar a perguntar a minha nova morada, mais de três anos depois de eu ter mudado de casa, juro que lhes respondo de forma menos-que-educada), e o pacote básico de canais que oferece é, também ele, fraquinho.

Contudo, no meio do marasmo, há dois ou três canais que são OVNIs ali pelo meio pelo facto de, por vezes e inesperadamente, passarem alguma coisa com um mínimo de interesse. Falo com a experiência de quem, mesmo sabendo que muito raramente passa alguma coisa que me interesse naquela porradaria de canais, continua a insistir no zapping. É um desporto como outro qualquer.

Bom exemplo desses OVNIs é o Canal (de) História que, ainda há pouco transmitiu um documentário sobre a cultura-snack americana. Talvez não seja o exemplo acabado de programação interessante, e talvez haja pouca gente interessada em conhecer a vida do inventor da pipoca salgada industrial, mas não deixou de me agarrar à televisão. A verdade, porém, é que mencionava os famosos Fritos (sabiam, por exemplo que originalmente se chamavam Fritatas? - aí está a iluminação oferecida pelo Canal (de) História), o que foi motivo suficiente para me estrear no Coisas da Causa.

A propósito, fica um anúncio dos idos de '60, precisamente às tiras de milho. E já agora, ficam a saber que a mascote "Frito Bandito" foi afastada devido às conotações xenófobas que lhe podiam ser atribuídas. Quem diria?

Aye, yii, yii, yiiii,
I am the Frito Bandito.
I like Frito's Corn Chips, I love them I do.
I want Frito's Corn Chips,
I'll get them from you.

Aye, yii, yii, yiiii,
Oh, I am the Frito Bandito.
Give me Frito Corn chips and I'll be your friend.
The Frito Bandito you must not offend


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Randy Pausch: palestras sobre a vida

Apresento-vos 2 palestras que cativam pela sua autenticidade, sentido prático e boa disposição, 2 palestras sobre questões sobre a maneira como vivemos a vida e como a gerimos. Palestras que poderão conter conselhos daqueles que nos fartamos de os ouvir mas dada a maneira como são expostos, nos fazem reavaliá-los de uma forma mais ponderada. Conselhos que postos em prática, aos poucos, poderão criar pequenas grandes alterações no modo de vida de uma pessoa.
São 2 palestras dadas por alguém que tem cancro e é-lhe atribuída uma esperança média de boa saúde de 3 meses e dado esse diagnóstico, apresenta um optimismo fora do comum e que reflecte bem o seu à vontade nos tópicos que aborda nestas apresentações.
Essa pessoa chama-se Randy Pausch, é um verdadeiro leet (excuse my french) de informática na Carnegie Mellon, e estas são 2 apresentações suas bastante marcantes.

The Last Lecture: http://video.google.com/videoplay?docid=3115188410730134929
Time Management: http://video.google.com/videoplay?docid=-5784740380335567758

a verdadeira aac

como se fosse necessário mais uma prova da má gestão de recursos da associação académica de coimbra...temos agora os corredores do edifício pejados de televisores plasma da samsung(são apenas 3...julgo) que me parecem caros...o que é de uma utilidade incrível para qualquer pessoa que se passeie por lá e decide parar uns 15 minutinhos a ver um pouco do noticiário (3 pessoas por cada 100) ou talvez as peripécias mirabolantes dos morangos com açucar (ainda dá...certo?)...supondo que 95% da população caminhante não sofre de problemas hormonais e/ou ...parecem-me bem mais apetecível os decotes e calções curtos (= moda de merda) das veónicas e lucindas rainhas do karaoke do que a cara do senhor rui santos (também cortar as unhas pode ser mais estimulante)...mas melhor mesmo é subir as escadas e ir ver um pouco de tv antes de ir estudar ou durante a pausa para o cigarro (que infelizmente não pode ser fumado enquanto se sabe que nasceu um bode com 3 testículos no entroncamento...aka nova lei do tabaco)...prova cabal de estupidez ou branqueamento de dinheiro (polémica!) ?....é uma questão muito pouco pertinente...mas seria mais viável contratar uma puta regular que passasse por lá para animar o horácio de mangualde depois de ver a mariana das mamas grandes a sair de mão dada com o jorge (que naquele dia até tinha tomado banho)...deixa lá horácio talvez amanhã tenhas mais sorte...e olha podes sempre pegar no teu toyota de 84 e ir até às camélias (não é barato mas parece ser de qualidade) ou então vais para o corredor ver televisão e beber cerveja...não te esqueças que a associação nunca se esquece de ti...

Mais divulgação

'Darkest ever' material created

Foi criado o material mais fotoabsorvente conhecido, a partir de nanotubos de carbono. Se não sabem o que isso é, não há problema, o artigo explica tudo. Para mais informações aconselho, naturalmente, a Wikipedia em inglês.

press review

Assim de rajada, o que se vai passando e talvez não seja referido à exaustão pelas televisões:

FBI cria base de dados para seguir suspeitos de terrorismo no mundo
Com a mais que esperada colaboração de Grã-Bretanha, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, vão agora andar atrás do pessoal todo, desde criminosos mesmo rijos, até estrangeiros que peçam vistos num consulado dos Estados Unidos. De facto, não gostam de pessoas.

Refer vende património com inquilinos lá dentro
Esqueceram-se convenientemente de avisar a CM Viseu que os prédios que lhe venderam estavam ocupados por milhentas razões. Esqueceram-se.

Elas 'invadem' a noite no Dia de Amigas
A tradição açoriana é noticiada quando são elas. Quando são os gajos, e eu já tive o prazer de participar no Dia dos Amigos, aí não é notícia, porque o verdadeiro açoriano tem de ser um jovem copofónico.

Ministro não vê condições para universidades passarem a fundações
O ministro acha que "As universidades que têm muitas interrogações naturalmente não estão em condições de se autogerir, de uma forma tão avançada, como está previsto nesse estatuto possível". O ministro tem é de perceber que, por muita capacidade de autogestão que uma universidade tenha, é fodido não se poder confiar no Estado, que a qualquer momento sabota as boas iniciativas. Aveiro tem visto isso ao longo dos anos. De cada vez que tem bons resultados, a UA é penalizada com um corte nas transferências do Orçamento. Bardamerda, portanto.

Sexo em casas de banho dá polémica nos EUA
Esta nem vou comentar, é demasiado boa!

Fica aqui ainda um artigo de Paquete de Oliveira acerca da perda de poder de compra dos funcionários públicos ao longo da última década. Boa leitura.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

backtracking

Reparei, no sitemeter, que temos visitas regulares a partir da Dinamarca. Quem se acusa?

isso ainda existe?

Num zapping, vejo na barra de SMS do Curto-Circuito as palavras "blink 182 rulez" e assusto-me. Eu ouvia esses parvos quando era adolescente, e breve me apercebi que são maus. E derivaram em algo aberrante há anos. Cuspindo no prato que comi, tenho apenas a declarar que a adolescência devia ser proibida.

Só prova que era tuga

Colombo trouxe a sífilis para a Europa

Vamos ver se, à luz desta descoberta, a malta vai continuar a invocar que ele é deste sítio ou daquele. A teoria defendida por Manoel de Oliveira, de que Colombo nasceu na aldeia alentejana de Cuba, começa a fazer mais sentido.

Fechem-se lá...

... e levem a bicicleta!

One of the biggest threats to US security may now come from within Europe, US Homeland Security head Michael Chertoff has told the BBC.

Estes gajos simplesmente não gostam de pessoas, nem sequer da maioria dos que lá vivem.

Vitória moral

Miguel Cadilhe reclama uma enorme vitória moral na Assembleia-Geral do BCP, com cerca de 2% dos votos. Vitória no campo dos valores, diz ele. Já Joe Berardo não foi eleito para o Conselho de Remunerações desse banco, e disse que não foi derrotado, "quem foi derrotado foi os outros" (sic). Ainda discutiu com um gajo qualquer na rua, e falou "nestes mafiosos" (sic).

Santos Ferreira ganhou com 97,76% e nem lá apareceu.

Entretanto a SIC Notícias explica como espetou um jornalista no meio do rio, com o zoom da câmara ao máximo, a filmar os patos-bravos a chegar à porta das traseiras.

Tudo isto é triste.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Preciosismos

Jardim garante que estará ao lado dos madeirenses no dia em que o povo quiser a independência

Ao lado, não. Por cima. Como sempre.

Falar Português é bonito (2)

Visto na Eslovénia:





Lê-se tsona.

Falar Português é bonito


A Língua Portuguesa é traiçoeira, como se costuma dizer. Verídico. E por milhentas razões. Neste caso, a sigla dum partido político, o Freie Demokratische Partei, deixa um bichinho a zumbir: estas iniciais não vos recordam de nenhuma expressão em português? Se sim, então concordarão que ao menos estes gajos são honestos, ainda que sem quererem. Entretanto vão ao sítio deles e reparem no chefe com o papillon, cuja fronha vi em cartazes por todos os cantos de Hamburg.

Jenga

De certeza que já toda a gente já jogou Jenga pelo menos uma vez na vida. É um jogo curioso, em que se parte duma torre de paralelepípedos dispostos em camadas. Cada jogador retira uma peça dalgures no meio da estrutura e coloca no topo, aumentando a altura da torre. O problema é que, à medida que a torre aumenta, a sua estabilidade diminui exponencialmente. Mais cedo ou mais tarde vem abaixo, dependendo da destreza dos jogadores.

Enfatizando a última jogada: na jogada anterior levou um golpe estrutural que a deixou à beira do colapso. O jogador sabe que muito dificilmente consegue sobreviver àquela ronda. Escolhe então entre as poucas peças que ainda pode retirar, aquela que apresenta a ínfima possibilidade de deixar a torre de pé. A torre, frágil, treme, deixando antever a desgraça. O jogador pode adiar o quanto quiser, mas vai ter que retirar uma peça. Decidindo-se, e sabendo que aplica aí o golpe de misericórdia, poderá ainda ter o reflexo de lhe deitar a mão, evitando um enorme cagaçal de pecinhas de madeira. Mas a torre vem abaixo.

Acabei de descrever um momento de tensão, que culmina no trágico colapso da construção, ao que se seguirá a aceitação da derrota. É fácil recomeçar o jogo, mas geralmente a malta precisa daquela pausa mágica para apanhar as peças e diluir a adrenalina, pausa que será proporcional à altura da torre conseguida e às expectativas por isso geradas.

Curioso jogo este, onde o objectivo não é ganhar, mas sim não perder.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

direcções 1


em jeito de quem não tem nada para dizer...podem encontrar novas resenhas deste vosso humilde algo...aqui e aqui...


quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

press review

Hoje o DN dá pano para mangas...

Médicos espanhóis ameaçam sair de Portugal
Daí o fecho das urgências. Recusam-se a alterar o Imposto Sobre Veículos, morrem mais pessoas por falta de assistência atempada. Lógico.

GNR agredidos em baile por populares furiosos
Lindo.

Mulher atropelada a comprar pão por jovem que olhava para o GPS
Trágico. Estranho. Problema.

Magia sobre rodas faz circular sem piloto
Solução para o problema, a páginas de distância.

Leiam mais jornais!

Fundação?

Só Porto e Aveiro decidiram avançar para modelo de fundação

Aumentem as propinas e rebento isto tudo. O Departamento de Matemática vai primeiro, e o DEGEI não escapa.

Eurocratas

Parece que não vai haver referendo. Como esperado. Para salientar a pobreza dos argumentos, aconselho estas leituras que tocam no assunto. Mas queria abordar outra questão...

Escreve Ana Gomes, no Causa Nossa: Quem por cá clama por referendo, estará preparado para um a sério sobre a questão de fundo – “sim ou não a Portugal na UE”? Nesse, eu alinho já.

Sucede que eu sou um cidadão europeu. Maior, vacinado e recenseado. Eu experimentei as potencialidades e insuficiências de Schengen em pessoa. Eu andei às voltas por essa Europa fora. Eu tenho noção das vantagens da integração europeia, tarefa tanto mais interessante quanto mais nos lembrarmos das aulas de História, e pensarmos em todas as guerras entre tantos povos diferentes que o continente viu (e continuará a ver, a minha próxima aposta é o Kosovo).

Eu sou um cidadão europeu e quero ter uma palavra a dizer sobre a Europa que quero. Porque não há apenas um caminho para a integração europeia. O que dá mais jeito a uns vai acabar por prejudicar outros. Prefiro direitos laborais ao nível da Alemanha do que ao nível da Letónia. Prefiro um Parlamento Europeu com verdadeiros poderes, em vez de se limitarem a legislar sobre colheres de pau, justificando essa nova moda da ASAE. Prefiro um sistema duplo em termos de poder de voto dos diferentes países: um voto por país, e um voto por cabeça (ou centena de milhar de cabeças). Prefiro menor cegueira em questões orçamentais, que têm vindo a arruinar este país. Prefiro um Banco Central Europeu menos vidrado na questão da inflação.

Prefiro outra Europa. Por isso quero um referendo, porque sou contra este modelo e quero expressar-me contra ele. Democraticamente.

O que Ana Gomes, Vital Moreira e outros que tais não conseguem perceber é isto: diferença de opinião. Não somos todos ignorantes, alguns de nós pensam pela sua cabeça e percebem vantagens e desvantagens dos processos de construção europeia. Eu não quero esta Europa. Quero outra Europa. Mas quero Europa na mesma! Infelizmente eles consideram-se os Iluminados. Ora tem vindo a notar-se que, tendo em conta o seu peso e as suas responsabilidades na vida pública, se percebessem alguma coisa do interesse nacional, este país não estava na merda em que está.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Know your dope fiend

Reino Unido vai voltar a colocar cannabis na lista de drogas perigosas

Decisão racional, ponderada e reveladora duma mente tolerante e aberta. Parece que a erva está forte naqueles lados. Posse pode dar 5 anos. Tráfico, 14. Se viajarem até, ou fizerem escala no Reino Unido, esvaziem bem os bolsos antes de partir. Eles até andam com automáticas nos aeroportos e mataram um brasileiro no Metro. Lembrei-me desta cena clássica:


Deviam tentar isto em Anadia

Um cidadão russo matou duas pessoas à machadada, em Natsouguine, após ter descoberto que estas estavam a esquartejar o seu cão para comerem a sua carne, anunciou o Ministério Público (MP) local.

É para aprenderem. Que má onda, aviar o cão do homenzinho. Irra. Umas machadadas nunca mataram ninguém.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O homem que sabe tudo

Nuno Rogeiro, o primeiro tudologista a nível planetário, paixão platónica secreta de Rui Santos, vai botar faladura na Universidade de Aveiro. Admirem o curriculum do senhor, e chorem por saber que nunca chegarão a esse patamar de excelência. E ninguém tem um cabelo tão fixe.

Guy Goma


Não será decerto uma novidade para a maioria dos leitores, ainda assim, acho inevitável a publicação deste post e video, pois nutro por este senhor uma grande simpatia.

Either the world’s unluckiest man or the luckiest.


No seguimento da história aqui publicada acerca da admirável queda de 42 andares protagonizada pelo Sr. Moreno, aqui deixo um post com uma história impressionante. Fala da odisseia de um croata, professor de musica, sobrevivente de 7 acidentes - Como direi? Irrepetiveis. Pois só me é possivel imaginar algum ser humano passar por um deles, e se sobreviver, contar essa unica história até ao fim da sua pacata e segura existência. Mas o senhor Frane Selak, não é um ser humano normal, este senhor tem andado às voltas com essa tal divina providência numa relação algo perversa. No entanto vai usufruindo das sucessivas vidas que essa mesma ordem superior (Ou será mesmo coincidência?) lhe concedeu, até porque, pelos vistos não lhe estavam guardadas vidas apenas condimentadas pela sorte e azar, mas sim, pela muita sorte e os mais improváveis dos azares.

"I am either the world’s unluckiest man or the luckiest. I prefer to believe the latter." Frane Selak.

Sorte ou azar ? Decidam os caros leitores.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Larry Lessig: How creativity is being strangled by the law

A nice TED talk for you fine people!
Deparei-me com uma apresentação magistral de Larry Lessig, criador da Creative Commons, uma conciliação entre direitos de autor e liberdade de uso.


Qual Fidel, qual quê?

Lembram-se daquele tralho fantástico do Fidel Castro? Houve agora um melhor. Não foi um degrau traiçoeiro, foram mesmo 47 andares...

Mr Moreno suffered severe brain, spine and abdomen injuries and both his legs, his right arm and ribs were broken. Mas sobreviveu e é gajo para voltar a andar, portanto caga nisso! 2008 a começar em grande!

Divulgação científica (2)

Para continuar na temática da ciência, aqui ficam 2 (0.5 + 0.5 + 1) videos que considero muito bons:

Michael Shermer (na TED):


1)
http://youtube.com/watch?v=DisyHK-PNUI

2) http://youtube.com/watch?v=KD5BowXTHIg

Theo Jansen (na TED):
http://youtube.com/watch?v=b694exl_oZo

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

isso da Lei é relativo

O Grande Chefe da PIDE dos Croquetes malha a bela cigarrilha no casino e cai-lhe tudo em cima: pegando no destaque do Diário de Notícias, a bronca chega a todo o mundo via BBC News, New York Times, Der Spiegel... à força de querer dar espectáculo, queimam-se, e lá se vai a única coisa que ainda servia para atenuar o excesso de zelo de que a ASAE é tantas vezes acusada: o cumprimento da Lei.

À mulher de César não basta parecer séria.
Convém que não faça filmes porno.

ACTUALIZAÇÃO reparei agora que este é o tema da primeira pergunta do Weekly World News Quiz, o que é absolutamente delicioso.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Divulgação científica

Vamos lá começar 2008 tentando ser menos ignorantes. Vou mostrar-vos um blog. Um blog interessante. Chama-se De Rerum Natura, é um blog convidado do jornal PÚBLICO, escrito por um físico, um filósofo, uma pedagoga, um matemático, uma química, um biólogo e uma bióloga, além de outros convidados. Um ror de gente interessante.

Ocorreu-me falar disto porque, apesar de só dar uma vista de olhos de vez em quando, deparei-me com umas postas lá publicadas por um desses convidados, Luís Alcácer, explicando Mecânica Quântica de forma simples e sucinta. Ora como eu sei que a esmagadora maioria das pessoas sempre viveu absolutamente fascinada com a Mecânica Quântica, achei adequado. Para os poucos ainda na escuridão, fica aqui O Gato de Schrödinger para lerem.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

new year resolutions

Agora que o calendário nos dá esta falsa sensação de novo começo, fica aqui uma sugestão: façam uma coisa todos os dias. Uma coisa que pode ser responsável, produtiva, arrojada, interessante, divertida ou apenas parva. Mas façam sempre uma coisa. Tomem nota no final do dia. Sintam-se bem, sabendo que o dia não foi um desperdício. Depois espreitem para o que fizeram 29 dias antes. Surpreendam-se. Vejam as voltas que a vida dá, e o que fica na mesma.

Já conquistaste o Mundo hoje?