quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AAUAv: eleições XI

Rescaldo

Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido pela mobilização e participação que os alunos da UA demonstraram nestas eleições. Por muito que a discussão, quando ocorreu, tenha sido superficial, é bom ver que há mais pessoas a prestar atenção e a tomar parte num processo que pode deixar uma Academia orgulhosa (não que este seja um caso exemplar).

O resultado foi inesperado, por tão dilatado, e pode ser atribuído em parte ao mérito da Direcção incumbente e noutra parte à incrível inépcia demonstrada pela oposição. E isso é particularmente inglória para todos aqueles que se envolveram por convicção nesse projecto e ficaram à mercê das gaffes de um grupo de estudantes cujas motivações continuam ensombradas por um par de factores que aqui analisarei num futuro próximo.

A oposição deve aprender uma lição deste processo, e esperemos que daí surja uma postura atenta e construtiva. E que essa postura tenha visibilidade também noutros momentos que não o período pré-eleitoral.

A lista Q, que não fez um trabalho nada mau até este ponto, tem agora uma responsabilidade acrescida. Mereceu um voto de confiança pelo trabalho levado a cabo até agora, mas uma coisa é certa: ao longo do ano e nas próximas eleições, os estudantes da UA vão cobrar as promessas feitas e vão exigir um bom trabalho. Não há nenhuma razão para que isso não se verifique, uma vez que se trata dum grupo coeso e capaz. Mas acima de tudo espero ver humildade e vontade de incluir efectivamente toda a comunidade académica nas actividades da AAUAv e nas discussões importantes que a todos dizem respeito.

Quem tiver algo a dizer, que o diga. Com sorte, todos sairemos do processo mais crescidos. Bom trabalho a todos.

Encontramo-nos na próxima AGA.

Sem comentários: