domingo, 12 de dezembro de 2010

AAUAv: eleições IV

Gostais de joguinhos políticos?

Após uma espécie de pré-campanha fugaz, uma campanha animada e um debate engraçado, é altura de reflectir na forma como as pessoas se apresentaram perante a Academia.

Ao lançar um movimento antes das eleições, a alegada massa crítica pretendia ter uma imagem responsável e abnegada. No entanto, a intenção de condicionar o debate mesmo antes do período eleitoral era clara e foi aqui denunciada.

Não só esse movimento não apresentou ideias revolucionárias (sendo incerto que tenha apresentado ideias novas de todo), como também evitou comprometer-se com qualquer tomada de posição antes do período eleitoral. Tão pouco buscou contributos de terceiros (algures numa caixa de comentários desta tasca, o ideólogo de serviço dizia não querer entrar em confronto de ideias), donde se pode concluir que tudo não passou duma manobra de marketing.

Eu sei, não tenho qualquer respeito pelo marketing.

O movimento quis atacar a actual Direcção, focando-se nas promessas por cumprir. Refere então a promessa das AGA's bimensais. Essa promessa surgia, de facto, na propaganda da lista Q, mas na secção da Mesa da Assembleia-Geral, não da Direcção. É bem verdade que a promessa foi feita e não foi cumprida, mas isso será responsabilidade do presidente da Mesa eleito para o mandato de 2010, que se tornou num activo político tóxico logo durante a tomada de posse. Melhor teria feito a actual Direcção em demarcar-se da personagem.

Não deve o movimento acreditar que esse argumento é suficiente por si mesmo. Já explico porquê...

Sem comentários: