Artigo publicado no jornal Univercidade nº 103 (p9), em 17 de Março de 2010. Fotografias de Filomena Amorim.
Alunos de mobilidade trocam experiências
No passado dia 3 de Março, teve lugar no bar do CIFOP uma iniciativa de divulgação do programa de mobilidade Campus Europae, com a presença de alunos estrangeiros que cumprem actualmente um período de estudos na Universidade de Aveiro ao abrigo deste programa. O evento decorreu num ambiente informal, onde os alunos da UA puderam contactar com colegas doutras instituições da rede Campus Europae e ficar a saber um pouco mais acerca dos destinos à sua escolha.
O Campus Europae é um programa de mobilidade ERASMUS com maior ênfase na experiência cultural e linguística. Os alunos que se inscrevem no programa podem passar um ano lectivo numa das dezasseis universidades da rede, e aí aprender uma língua nova e conhecer uma cultura diferente. E depois podem fazê-lo uma segunda vez!
Se a experiência ERASMUS já é fascinante em si, o Campus Europae acrescenta-lhe uma maior facilidade no reconhecimento de créditos ECTS, um maior acompanhamento pessoal dos estudantes e diversas oportunidades para aprender uma nova língua, que começam antes do aluno deixar a sua universidade de origem e se prolongam ao longo do ano lectivo. O projecto Hook Up!, exclusivo do programa Campus Europae, é um sistema de ensino à distância que permite ao aluno tomar um primeiro contacto com a língua antes de partir do seu país, para facilitar o primeiro contacto à chegada ao país de destino, e ter uma base sólida para aprofundar a aprendizagem e acompanhar as aulas na língua local.
Por iniciativa da professora de Português Língua Estrangeira - Filomena Amorim -, e da Comissão Campus Europae da AAUAv, juntamente com a colaboração da Responsável do Programa Campus Europae do DLC - Gillian Moreira -, do Coordenador de Português Língua Estrangeira - Carlos Morais - e do Gabinete de Relações Internacionais, surgiu o Campus Europae Coffee Shop, uma ocasião para os alunos da UA interessados no programa ficarem a conhecer melhor os destinos à sua escolha, com detalhes contados pelos próprios alunos Campus Europae, em bom português!
Em dois dedos de conversa e com sabor a café, participaram não só os candidatos à mobilidade Campus Europae, como também alguns colegas que já viveram essa aventura, os quais aproveitaram para relembrar as suas experiências e as línguas que aprenderam. Destaque-se ainda a forma animada como os colegas estrangeiros encararam o desafio de apresentar os seus países e universidades na língua que vêm aprendendo.
Para mais informações, consulta
www.campuseuropae.org
www.ua.pt/gri
ou contacta-nos através de
campuseuropae@aauav.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário