quarta-feira, 17 de março de 2010

Campus Europae Coffee Shop

Artigo publicado no jornal Univercidade nº 103 (p9), em 17 de Março de 2010. Fotografias de Filomena Amorim.

Alunos de mobilidade trocam experiências



No passado dia 3 de Março, teve lugar no bar do CIFOP uma iniciativa de divulgação do programa de mobilidade Campus Europae, com a presença de alunos estrangeiros que cumprem actualmente um período de estudos na Universidade de Aveiro ao abrigo deste programa. O evento decorreu num ambiente informal, onde os alunos da UA puderam contactar com colegas doutras instituições da rede Campus Europae e ficar a saber um pouco mais acerca dos destinos à sua escolha.

O Campus Europae é um programa de mobilidade ERASMUS com maior ênfase na experiência cultural e linguística. Os alunos que se inscrevem no programa podem passar um ano lectivo numa das dezasseis universidades da rede, e aí aprender uma língua nova e conhecer uma cultura diferente. E depois podem fazê-lo uma segunda vez!

Se a experiência ERASMUS já é fascinante em si, o Campus Europae acrescenta-lhe uma maior facilidade no reconhecimento de créditos ECTS, um maior acompanhamento pessoal dos estudantes e diversas oportunidades para aprender uma nova língua, que começam antes do aluno deixar a sua universidade de origem e se prolongam ao longo do ano lectivo. O projecto Hook Up!, exclusivo do programa Campus Europae, é um sistema de ensino à distância que permite ao aluno tomar um primeiro contacto com a língua antes de partir do seu país, para facilitar o primeiro contacto à chegada ao país de destino, e ter uma base sólida para aprofundar a aprendizagem e acompanhar as aulas na língua local.



Por iniciativa da professora de Português Língua Estrangeira - Filomena Amorim -, e da Comissão Campus Europae da AAUAv, juntamente com a colaboração da Responsável do Programa Campus Europae do DLC - Gillian Moreira -, do Coordenador de Português Língua Estrangeira - Carlos Morais - e do Gabinete de Relações Internacionais, surgiu o Campus Europae Coffee Shop, uma ocasião para os alunos da UA interessados no programa ficarem a conhecer melhor os destinos à sua escolha, com detalhes contados pelos próprios alunos Campus Europae, em bom português!

Em dois dedos de conversa e com sabor a café, participaram não só os candidatos à mobilidade Campus Europae, como também alguns colegas que já viveram essa aventura, os quais aproveitaram para relembrar as suas experiências e as línguas que aprenderam. Destaque-se ainda a forma animada como os colegas estrangeiros encararam o desafio de apresentar os seus países e universidades na língua que vêm aprendendo.

Para mais informações, consulta
www.campuseuropae.org
www.ua.pt/gri

ou contacta-nos através de
campuseuropae@aauav.pt

Sem comentários: