terça-feira, 16 de junho de 2009

eleições para o conselho geral da ua

A passagem da Universidade de Aveiro a fundação traz agora um processo eleitoral destinado a preencher (em cascata) os lugares do novo órgão máximo da UA, o Conselho Geral. Mais info aqui.

Aos 10 lugares destinados a docentes e investigadores (numa elegante táctica 2-4-2-2, digna duma palavrinha do Freitas Lobo) concorrem duas listas: Uma Universidade com memória, uma Universidade para o futuro e mUdAnça com rumo e com rosto

Aos 3 lugares destinados aos alunos, concorre uma lista a todas as circunscrições (1º ciclo; 2º e 3º ciclo; politécnicos): Horizontes UA; e uma lista apenas à segunda circunscrição: Mais UA, Melhor UA

Aproveito para apelar aos leitores que por acaso frequentem esta instituição, para que vão ler os manifestos das listas concorrentes (onde aplicável), que se informem e que votem no dia 1 de Julho.

O dia 1 de Julho não é uma lista.

Estes 3 alunos e aqueles 10 docentes/investigadores designarão 5 elementos externos à comunidade académica, em cooptação. Além destes 18 elementos, os funcionários da instituição, cordialmente referidos como "não docentes e não investigadores" (sempre aprendi a não definir pela negativa...), elegem ainda um representante.

O Conselho Geral, constituído pelos 19 elementos acima mencionados, entre outras atribuições, elege a equipa reitoral da UA.

Ao lugar único dos funcionários concorrem 3 listas: PARTICIPAR:, a uma só voz e A Universidade em Devir. Saliento desde já que, após dar uma breve vista de olhos pelos sites destas candidaturas, reparei numa bela lição de civismo: cada site liga aos outros sites concorrentes. Os funcionários da UA (e isto não me espanta, nem por sombras) demonstram maior cultura democrática que os alunos e os docentes. E não têm uma palavra a dizer, por lei, acerca das personalidades externas à instituição. Coisas da vida.

Sem comentários: