sábado, 9 de agosto de 2008

guerra em curso

Apesar da nativa fixação no caso BES-Campolide e na eliminação de vagas de atletas olímpicos lusos, há quem já tenha reparado que há guerra no Cáucaso, e já matou milhares de pessoas.

Curto e grosso, a Geórgia decidiu recuperar controlo da república separatista da Ossétia do Sul, atacou para dar sinal, cessou fogo unilateralmente, os ossetes continuaram as escaramuças, a Geórgia bombardeou forte a capital ossete, incluindo um quartel de capacetes azuis russos, e a Rússia enviou tropas para a zona. Os combates prosseguem.

Para compreender o background do conflito, aconselho a ler José Milhazes.

Para ler a versão russa do conflito, sugiro o Kommersant.

Para ler a versão georgiana, basta ligar a TV.

O presidente georgiano falou em agressão russa. Essa agressão começou, obviamente, quando tropas russas aquarteladas agrediram à cabeçada obuses georgianos. Não minimizando as ambições russas na região, a verdade é que a liderança georgiana não se tem destacado pelos princípios morais, e estará mesmo convencida que tem cobertura da NATO. Só que foi a NATO, ou boa parte dos seus membros, que abriu o precedente do Kosovo. Não deixa de ser curioso ver Bush a pedir respeito pela integridade territorial da Geórgia quando não respeitou a da Sérvia.

Enquanto os corpos se acumulam, só espero que isto pare rapidamente, já que o Cáucaso é um barril de pólvora e a bronca parece já estar a alastrar à Abkhasia.

Sem comentários: