quarta-feira, 23 de março de 2011

breve comentário

Parece que decorre uma sessão no Parlamento. Sigo via Público, e ressalvando a discricionariedade editorial, saliento isto:

16h50 Teixeira dos Santos diz que “havia pouca carne” do lado do BPN.

16h49 Teixeira dos Santos para Bernardino Soares: “São precisos os ovos todos e eu não quero matar as galinhas.”

16h46 Teixeira dos Santos para Bernardino Soares: “O senhor achou que isto [o debate] era tão importante que até usou uma linda gravata.”

16h40 Bernardino Soares: “Este PEC não é um Plano de Estabilidade e Crescimento, é um programa de recessão e de instabilidade para a vida das pessoas.”. E acrescenta que o corte das indemnizações aos trabalhadores é “um esbulho”.

16h35 Fala Bernardino Soares (PCP): “O Governo tratou mal a Assembleia da República na apresentação do PEC.”

Acrescente-se este detalhe:

15h35 Teixeira dos Santos diz que o país precisa de um amplo entendimento político e critica o PSD de ter ânsia de chegar ao poder de que está afastado há seis anos, terminando assim a primeira intervenção. José Sócrates deixa a sala sem explicações.

Até agora, a única pessoa que me explicou as razões por que não vota foi um anarca. Um anarca que defende que a democracia é um sistema com falhas insuperáveis. A prova última que sustenta esta afirmação, a meu ver, é o metaengenheiro. O desrespeito pela única instituição representativa do povo português (com letra pequenina) é de tal modo grave que a democracia ficou reduzida a um concurso de celebridades com dois concorrentes apenas.

A geração à rasca também é responsável por este estado de coisas, assim como todas as outras gerações. Safam-se os menores de 18 anos à data das últimas legislativas. Existe neste país liberdade de associação, democracia participativa e toda uma série de conceitos que invalidam qualquer argumento abstencionista de qualquer autoproclamado democrata.

Todos aqueles que se resignam a viver nesta bosta merecem viver nela.

Voltarei ao assunto quando as circunstâncias o justificarem.

Sem comentários: