A direcção do U. Leiria vai disponibilizar seis mil ingressos para o importante encontro de domingo diante do Olhanense, relativo à 27.ª jornada da II Liga.
Os referidos ingressos podem ser levantados a partir de quinta-feira nas estações de serviço da Repsol e BP da cidade do Lis, no quiosque de jornais junto ao Teatro José Lúcio da Silva, Galerias Jardins do Lis e na sede do próprio clube.
O jogo com o Olhanense reveste-se de grande importância para as contas finais da II Liga. Os leirienses são terceiros na tabela, com 45 pontos, menos quatro que o Olhanense. Pelo meio está o Santa Clara, com 48.
RIGA - Latvian President Valdis Zatlers has signed off on constitutional amendments that will make Latvia the only country in the EU where the electorate can directly dissolve the parliament by popular vote.
The Constitution's Article 14 now states that no less than one-tenth of voters can initiate a national referendum on dissolution of the parliament. If a majority of referendum participants, and no less than two-thirds of the number of voters who participated at the previous Saeima elections, votes for dissolution, the parliament will be deemed dissolved.
Não deixa de ser triste como naquele país de paus mandados, onde toda a gente tende a encolher os ombros quando a sua casa desaba, se chega ao ponto de ruptura e se toma uma atitude... Quem imaginaria que uns motinzinhos dariam resultado?
Em Portugal a democracia vem apodrecendo há algum tempo, estes últimos anos têm trazido machadadas incríveis nos direitos das pessoas, está instalado um clima de bufaria, e esses filhos da puta vão voltar a ganhar as eleições, graças a um bando de mentecaptos que preferem queixar-se todos os dias a tomar uma atitude. País de merda, povo de merda.
Vou voltar para a Letónia. Por isto e pelas gajas.
Este ano, as comemorações do 25 de Abril em Santa Comba Dão vão ser marcadas pela inauguração do Largo António Oliveira Salazar.
Segundo o programa das festas, a cerimónia, prevista para as cinco da tarde, vai contar com a presença da Tuna de Santo Estevão e vai haver «porco no espeto».
Contactado pelo SOL, o vice-presidente da autarquia, António Correia, garante que a escolha da data para a inauguração do largo não tem qualquer significado político: «Escolhemos esse dia por ser um feriado nacional e por queremos envolver o maior número de pessoas possível. Não há nenhum significado especial nisso».
Vou ausentar-me para a Lituânia por uns dias. Se entretanto forem fazendo mais algumas destas, ponderarei perder o vôo de regresso. País de merda.
Num cenário hipotético, podem fazer-se 4 trocas na equipa, sem substancial perda de qualidade: Abel por Silva, Tonel por Polga, Postiga e Djaló por Liedson e Derlei.
Neste caso, o Sporting alinharia com 11 jogadores portugueses, 8 dos quais das escolas do clube, e com uma média de idades inferior a 24 anos.
Quantas equipas na Liga se podem orgulhar de tal postura no que toca a formação?
O Inglês é largamente utilizado, hoje em dia, como língua franca. Todo o cromo arranha um bocado de Globish, a versão particularmente abastardada, com violentíssimos pontapés na língua de Shakespeare que chegam a arrepiar pêlos que nem sabíamos ter no corpo.
Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo num grupo multiétnico no estrangeiro, tipo em Erasmus e afins, conseguirá recordar-se-á de pérolas como "mother of Bambi" ou "Robin Hood thing" ou ainda "ho ho, me, I like the Latvian girl, they are such beetch!"
Claro que está que os próprios anglófonos reconhecem que a sua língua, apesar de bastante rica, chega a ser bastante limitada. Pese embora a extraordinária capacidade de tornar qualquer substantivo em verbo, há uma notória falta de vocabulário mais específico, que possa cobrir uma série de situações quotidianas.
Graças ao amigo Diogo, dei comigo a ler um interessante levantamento, intitulado The 10 Coolest Foreign Words The English Language Needs. Fica aqui a listagem, e recomendo a leitura cuidadosa, em especial da palavra que ocupa o primeiro lugar da lista:
#10. Bakku-shan (Japanese) A beautiful girl... as long as she's being viewed from behind.
#9. Espirit d'escalier (French) When you think of the perfect verbal comeback... much too late.
#8. Mamihlapinatapai (Yaghan) A look between two people that suggests an unspoken, shared desire.
#7. Backpfeifengesicht (German) A face badly in need of a fist.
#6. Nunchi (Korean) The art of not becoming a Backpfeifengesicht.
#5. Shlimazl (Yiddish) Somebody who has nothing but bad luck.
#4. Tatemae and Honne (Japanese) What you pretend to believe and what you actually believe, respectively.
#3. Sgiomlaireachd (Scottish Gaelic) When people interrupt you at meal time.
#2. Tingo (Pascuense) To borrow from a friend until he has nothing left.
#1. Desenrascanco (Portuguese) To pull a MacGyver.
Plamen Georgiev é bem capaz de ser o árbitro assistente mais elogiado no mundo. O fiscal de linha búlgaro salvou a vida a Georgi Iliev, jogador do Cherno, da principal divisão daquele país. O futebolista teve um colapso no jogo de segunda-feira e foi o juiz que promoveu os primeiros socorros, evitando que Iliev engolisse a língua.
MOSCOW, April 10 (RIA Novosti) - A new Polish mathematics schoolbook has sparked nationwide outrage over a racist conundrum, in which students are asked to calculate how to drown more Turks than Christians, national media reported on Friday.
The problem reads: "A boat caught in a storm and about to sink has 15 Christians and 15 Turks on board. To save the boat from sinking, half of the people in the boat must jump overboard. One of the Christians suggests that everyone stand in line and every ninth jumps overboard. How should the Christians stand so that only the Turks drown?"
Aveiro não justificava ser cidade e foi-o por razões políticas, defende o historiador Amaro Neves no dia em que se comemoram 250 anos sobre a assinatura, por D. José I, da elevação a cidade, refere a Lusa.
Amaro Neves descreve Aveiro de há 250 anos como uma pequena vila muralhada, de feição medieval, ainda que de carácter burguês, devido às actividades salineiras, piscatórias e mercantis, mas que se encontrava decadente devido ao assoreamento da Ria.
A elevação a cidade, sustenta, «foi justificada por um pseudo-atentado contra o rei, já que não há provas seguras de que o atentado tenha existido», de que seria tido como principal responsável o duque de Aveiro.
Cortada a cabeça do duque, havia que granjear a simpatia das pessoas tuteladas pelo duque de Aveiro. Entendeu o rei que essa seria uma forma de compensação, mas diria mais. Foi também uma atitude delimitadora da Diocese de Coimbra, porque para Aveiro ser cidade passaria também a ser sede de diocese, como veio a sê-lo.
«A maior parte do território da nova diocese foi retirado à de Coimbra e era a parte mais rica», conclui.
Primeiro, política é justificação para muita coisa hoje em dia, não sei por que razão o historiador encara isto de forma diferente. Depois, esta atitude parece ter-se pegado por Aveiro, na pessoa de certos líderes.
E agora noutro tópico completamente diferente, viram aquele caramelo de castigo a limpar todos os pilares da alameda? Finalmente acabaram com esse flagelo que são os jantares regionais...
MOSCOW, April 8 (RIA Novosti) - A 22-year-old Russian man suffered minor injuries after leaping out of a fifth-storey window twice following a drinking binge, Russia's Life.ru news website reported on Wednesday. Together with two friends the jumper, known as Alexei, drank three bottles of vodka. After the drinking session, his wife Yekaterina watched in horror as he opened the kitchen window and leapt out of their fifth-floor apartment. "I did not realize what was happening at that moment," the man said in an interview with Life.ru. "Now I can say just one thing - I was lucky." The terrified woman ran downstairs to see her husband getting up from the ground before heading back towards their apartment. Before an ambulance arrived, Alexei leapt out of the window for a second time. The jumper was taken to hospital where he was diagnosed with minor concussion and scratches. He is currently receiving out-patient treatment. When the man sobered up from his binge drinking session and was told about his exploits, he said he was quitting drinking.
Sempre que leio merdas destas, lembro-me deste gajo:
As eleições na Moldávia descambaram em violência bruta, da oposição dita europeísta e democrática. Hordes de jovens invadiram o palácio presidencial e o parlamento, hasteando bandeiras da União Europeia. Devem andar confusos. Ponto da situação no cúmulo da bagunça aqui e excelentes artigos de José Milhazes aqui e aqui.
Voltaremos a ver guerra por causa duma república separatista? Há que ter cautela... Há um gajo que masca gravatas que está retido em casa por causa de confusões destas...
O Movimento para a Democracia Directa fez uma queixa-crime contra o primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Justiça, Alberto Costa, e Lopes da Mota, o magistrado suspeito de exercer pressões sobre os magistrados do caso Freeport, apurou a TVI.
A queixa foi apresentada esta manhã pelo internauta que investigou a licenciatura do primeiro ministro. O movimento acusa Sócrates, Alberto Costa e Lopes da Mota de um total de cinco crimes.
Arroz; 1 lata de feijão manteiga; 1 lata de tomate em pedaços; 1 lata de salsichas; 1 pimento verde que ao fim de semana e meia já está metade alaranjado, mas ainda comestível; 2 cebolas; Azeite, sal, pimenta, orégãos e um resto do vinho de mesa que servimos ao Bi Sente como se fosse vinho de jeito.
Preparação:
Num tacho, cozer caneca e meia de arroz branco, na habitual proporção de uma parte de arroz para duas de água.
Noutro tacho, alourar as duas cebolas em rodelas; lançar o tomate, temperar com sal, pimenta e orégãos em excesso; após a pasta ganhar consistência, juntar o pimento picado em cubinhos, o feijão e as salsichas às rodelas; juntar um toque de vinho, corrigir o sal e deixar ferver durante um pedaço.
Pré-aquecer o forno a temperatura média; deitar metade do arroz num tabuleiro, depois a mistela e depois o resto do arroz; quem tiver pachorra que pincele com ovo por cima; levar o empadão ao forno uns minutos.
Acompanhar com seja lá o que for, provavelmente água del cano, e algo amargo, como uma entrevista do Dias da Cunha na SIC Notícias.
O deputado socialista Ricardo Rodrigues defende que a melhor forma de averiguar se houve ou não pressões sobre os magistrados no processo Freeport é através de processos disciplinares sobre esses magistrados.
Portanto, sentem-se pressionados? A gente pressiona mais um bocadinho. A menos que a instauração dum processo disciplinar não seja uma forma de pressão, como tenta argumentar a Câncio.
Viruses have been used to help build batteries that may one day power cars and all types of electronic devices.
The speed and relatively cheap cost of manufacturing virus batteries could prove attractive to industry.
(...) The virus is a so-called common bacteriophage which infects bacteria and is harmless to humans.
Three years ago the MIT scientists manipulated genes inside a virus that coaxed the particles to grow and self-assemble to form a nanowire anode one-tenth the width of a human hair.
A new law signed by President Hamid Karzai in Afghanistan requires Shiite women to ask their husband's permission before leaving the home and forces them to have sexual intercourse. The West is outraged.
Conforme esperado, os leitores preferem a Super Bock (78%) à Sagres (17%), elegendo-a como a melhor cerveja nacional. Falta saber qual é a pior... Vamos descobrir!
Nota: no inquérito que agora termina faltavam várias marcas: a Coral e a Zarco (Madeira), a Melo Abreu (Açores), a Topázio (Coimbra) e a Marina. Não foi por mal, a sério. Prezo muito as regiões autónomas. Vou incluí-las agora, e obviamente retirar as duas mais votadas como melhores. Agora sim, vamos ter uma discussão coerente.