domingo, 7 de dezembro de 2008

tenho uma ideia, vamos não fazer isso

Dispense o bacalhau e tenha uma ceia mais verde

Sabia que a sua ceia de Natal é responsável por milhares de toneladas de CO2 enviadas para a atmosfera? Não de maneira directa, mas devido à forma como os alimentos chegam à mesa. Bacalhau da Noruega, tâmaras da Tunísia e outros produtos internacionais, percorrem quilómetros de barco ou avião até ao seu supermercado. É por isso que deve ter cuidado com a proveniência dos seus alimentos, isto se quiser uma ceia de Natal mais verde.

Se puder, troque o bacalhau por outro alimento. O "fiel amigo" encontra- -se classificado como vulnerável pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) desde 1996 e alguns estudos apontam para a extinção das populações do Atlântico Norte nos próximos 15 anos, caso a situação continue como está. Habitue-se a substituir o bacalhau por outro peixe - por exemplo, a tainha assada, que combina perfeitamente com puré de batata ou maçã - ou outra iguaria. Se não consegue resistir adquira bacalhau de média/grande dimensão e faça o mesmo com o polvo - deverá ter entre 800 e 900 gramas. Caso seja mais adepto da carne, opte por um peru biológico ou então faça um assado, substituindo a carne por seitan.

1 comentário:

josé afonso disse...

eu sou adepto do bacalhau, do polvo e do peru. não tanto da tainha nem do seitan, pelo menos no natal.

agora completamente a despropósito, proponho a fundação de um blogue intitulado "o Vital Moreira e o João Pinto e Castro são uns bois". isto sem querer entrar em ataques pessoais, claro.