segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

mais um passo em frente, em direcção ao abismo

Assembleia da Universidade de Aveiro aprovou passagem de instituição a fundação pública

A Universidade de Aveiro (UA) aprovou hoje em assembleia a transformação de universidade em fundação pública, de direito privado. Para esta passagem foi estabelecido um acordo de princípio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para se celebrar um contrato-programa.

“A UA tem agora configurado um novo modelo de enquadramento, de governo e de organização, que visa proporcionar condições de médio prazo para a continuada melhoria do serviço público prestado pela Universidade de Aveiro, em matéria de investigação, ensino e cooperação com a sociedade”, disse em comunicado Maria Helena Nazaré, professora e reitora da Universidade de Aveiro.

Segundo o comunicado, o contrato entre a universidade e o Ministério vai permitir o reforço das infra-estruturas e equipamentos, científicos e de ensino, a contratação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de medidas específicas de apoio aos estudantes.


Mais uma vez, a UA toma a dianteira. Infelizmente também tomou a dianteira na aplicação do Processo de Bolonha, e que bela merda de aplicação. Ao fim dos 10 anos deste contrato-programa, quando a malta começar a perder empregos e os currículos estiverem à medida do que os empresários quiserem, com a visão estratégica que sempre caracterizou a economia nacional, teremos a UA privatizada, as propinas a níveis astronómicos e nenhuma maneira de voltar à esfera estatal.

Resta saber o que vai fazer a AAUAv em relação a mais este facto consumado. Terão anos para pensar nisso, decerto.

Sem comentários: