sábado, 16 de fevereiro de 2008

é já no domingo...

... que o Kosovo declara independência unilateralmente. Entretanto li no Expresso uma analogia bastante interessante, embora muito fantasista:

Num artigo dedicado à questão do Kosovo, com o título "Manta de retalhos da Europa", o jornalista Vladimir Kuzar desenha o que poderá acontecer em Berlim em 2020, se se repetir a situação no Kosovo.

"Grupos armados extremistas muçulmanos que aterrorizam os alemães de Berlim... trazem para as ruas da capital alemã correligionários seus para exigir mais liberdade e a possibilidade de viver segundo as próprias leis", antecipa o jornal.

Segundo o cenário futurista traçado pelo jornalista, como a polícia já não consegue travar a onda de violência pede ajuda às forças armadas alemãs e confrontos com os manifestantes levam ao derrame de sangue, o que provoca indignação entre a comunidade internacional e principalmente nos países muçulmanos, que pedem a convocação do Conselho de Segurança da ONU, mas as suas decisões não são cumpridas.

"Então, decide-se enviar para Berlim tropas internacionais de paz para a manutenção da paz, formadas pela Liga dos Estados Árabes. Sob a sua protecção, os islamitas expulsam da cidade a população alemã, criam os seus órgãos do poder, declaram o seu apego à democracia e aos seus valores e, por fim, declaram a independência de Berlim, que é reconhecida por uma série de Estados", prossegue.

Segundo o jornalista, esse cenário poderá ser considerado "louco" e estúpido" pelos leitores, mas "apenas terão parcialmente razão, porque foi precisamente segundo esse cenário não fantástico, mas real, que se desenvolveu a situação no Kosovo".


Andam a brincar com o fogo. Acham sinceramente que uma província com uma taxa de desemprego louca, minada pelo crime organizado e com um criminoso de guerra à frente do governo vai subitamente tornar-se um oásis de democracia? Boa sorte. Se há coisa que faz falta nos Balcãs é retirar um pedaço à Sérvia por simples vontade da NATO, não é, filhos? Afinal, o que pode correr mal?

Sem comentários: