terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

blog review I

Discussões na blogosfera são do melhor, e eis a prova em como se aprender imenso sobre os assuntos e sobre as pessoas.

Primeiro, leio uma posta do Avô Cantigas acerca da independência do Kosovo e das suas possíveis consequências, numa questão de princípio, na Europa e em África. Concordo com a declaração de independência por parte de quem a isso aspira, e parece-me que em África, com aqueles fronteiras traçadas a régua e esquadro, podia até dar resultado. Na Europa, o problema que me aflige é outro...

Depois leio uma posta de Gabriel Silva no Blasfémias, em resposta a Vital Moreira, em que se diz e muito bem As comunidades tem todo o direito de se separarem, de se juntarem, federarem ou coligarem com quem bem entenderem. Não devem ser terceiros a decidir do seu destino, mas apenas os próprios. De acordo.

Julgo que Vital Moreira está preocupado com a pulverização geopolítica do espaço europeu, e com alguma razão. Já Gabriel Silva expõe uma posição de princípio, e com alguma razão. Agora eu discordo da ideia de negar a independência a quem a quer, e mete-me nojo ver, como vamos ver, dualidade de critérios na matéria. A que me refiro?

O Kosovo independente será reconhecido pela UE e pelos EUA que falarão em liberdade dos povos. Em seguida, a Rússia reconhecerá a independência de repúblicas de facto e os mesmos UE e EUA dirão cobras e lagartos da decisão e recusar-se-ão a reconhecer essas repúblicas. Vai uma aposta?

Por último, e porque era óbvio e pertinente, José Milhazes conta-nos como Moscovo ameaça reconhecer Abkhásia, Ossétia do Sul e Transdnístria caso o Kosovo proclame a independência

É uma questão de tempo, agora...

Sem comentários: