terça-feira, 24 de maio de 2011

a propósito do rossio e da puerta del sol

Corria o ano da graça de 2002, e este vosso criado tinha acabado de chegar à UA. O país estava, alegadamente, de tanga. Isto foi-nos dito por um senhor que entretanto foi de erasmus, ou assim. Ora, a coberto do discurso da tanga, o país foi sendo pilhado, em prejuízo de muitos sectores chave, incluindo o Ensino Superior. Há quase nove anos atrás, esta foi a resposta:

«De tenda contra a tanga»

Os estudantes da Universidade de Aveiro acamparam, esta noite, junto às residências universitárias, para contestar contra o Orçamento para o Ensino Superior. Os protestos simbólicos vão durar toda a semana.

A semana da «tanga» começa hoje. Até sexta-feira a Associação Académica da Universidade de Aveiro protesta contra o Orçamento para o Ensino Superior. Os alunos contestam o facto do estabelecimento de ensino receber este ano menos 2, 7 milhões de contos.

Sim, contos! Quão vintage, n'est-ce pas?

Este corte orçamental vinha numa altura em que a UA apresentava resultados de gestão bastantes aceitáveis, e em que o dito cherne senhor que foi de erasmus apregoava as virtudes da boa gestão. Dando a volta ao prego, se é bem gerido pode bem passar com menos dinheiro, que é preciso injectar nos sítios mal geridos.

ALUNOS E PROFESSORES CONTRA CORTES NO ENSINO

(...) Aveiro também foi palco de protestos, com os estudantes a cumprirem o quarto dia de luta, no âmbito de uma iniciativa a que chamaram a “semana da tanga”.

Ontem, juntaram-se frente à reitoria da universidade para um “piquenique social” onde contestaram o aumento do preço das refeições de 1,60 para 1,75 euros. Os que compareceram, serviram-se de uma ementa tão magra como o orçamento previsto para a instituição e composta por caldo verde, febras grelhadas e muita cerveja para acompanhar. Na reunião geral de alunos ficou decidido fazer um boicote às aulas no dia 13 de Novembro.

Neste caso particular, é de realçar que a cerveja não era assim tanta, com grande pena minha, e nunca mais me apanham a servir bifanas durante duas horas seguidas.

Resumindo:
- houve acampada na UA em finais de 2002;
- o facebook foi fundado em 2004;
- o FMI está na Islândia desde 2008;
- ninguém aprendeu nada até 2011.

Sem comentários: