sexta-feira, 19 de setembro de 2008

saber protestar



Imigrantes ocupam restaurantes mais caros e luxuosos de Paris

A revolta dos sem-papéis franceses recorreu ao Guia Michelin para realizar uma das mais insólitas manifestações do movimento. Os salões estilo Renascença do restaurante La Tour d'Argent, um dos mais luxuosos de Paris, foram tomados por dezenas de militantes pela regularização dos trabalhadores imigrantes. Sem mesa marcada e de forma pacífica, os activistas invadiram o estabelecimento com bandeiras do sindicato CGT, ocupando um dos seis andares do restaurante, durante todo o dia de quarta-feira, por entre clientes estupefactos e uma direcção visivelmente incomodada.

A verdade é que as formas menos convencionais de protesto, desde que pacíficas mas socialmente incómodas, se revelam as mais eficazes. Eu próprio acelerei procedimentos nos serviços de imigração na Letónia dançando em silêncio no meio da repartição. Ninguém manda parar, portanto despacha-se a coisa para o maluquinho sair.

E boa sorte para esta malta, e todos por esse mundo a quem negam os direitos mais básicos, mesmo quando se matam a trabalhar!

Sem comentários: