sábado, 20 de setembro de 2008

olha lá a isenção do homem

Rússia empurrada para dentro de cortina de ferro

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou ontem que o Ocidente está a "empurrar" o seu país para o interior de "uma nova cortina de ferro", caminho "que não deseja".

Medvedev acusou ainda a Aliança Atlântica de estar na origem do conflito entre Rússia e Geórgia. "Não param de dizer que a Rússia vai finalmente mostrar a sua verdadeira face, que é um regime autoritário e ditatorial", acusou o Chefe do Estado russo, que não é o líder do país. (O poder está nas mãos do primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin.)


Por muito que Putin continue a ter uma influência enorme no país, e que muito se tenha falado de transferência de poderes, esta tirada é duma violência incrível. Um verdadeiro atestado de irrelevância a um presidente eleito (bem ou mal). Mas o preconceito é algo a que o péssimo jornalismo português nos vem habituando.

E, como não podia faltar, o resumo quase imparcial:

As relações entre Washington e Moscovo pioraram na sequência da invasão russa da Geórgia e da derrota militar desta. Mas a situação tornou-se ainda mais grave após a Rússia ter reconhecido a independência de duas regiões separatistas, Ossétia do Sul e Abcásia. Os territórios separaram-se da Geórgia em 1994, com apoio russo e após luta armada e limpeza étnica em larga escala. A Geórgia ganhou a sua independência no fim da URSS, em 1991.

Os russos são maus, os nossos são bons.
Bullshit as usual.

Sem comentários: