segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

nacional-pequenismo



Esta malta é uma tristeza. Entristece-me ver que praticamente todos os jornalistas cá do burgo agem como adolescentes histéricas quando vêm os rabiotel na TV, perante a mais vaga possibilidade de engrandecer o já desfeito ego nacional.

Primeiro, é porque Barack Obama (não confundir com o Obama) escreveu cartas a José Sócrates e Cavaco Silva. Parangonas, logo. Não terá ocorrido a ninguém que José Sócrates e Cavaco Silva lhe escreveram primeiro, felicitando-o pela eleição, e que só lhe fica bem retribuir. Tenho lido a BBC e ainda não vi nada acerca de conversas entre Barack Obama e Gordon Brown, e disse-me um passarinho do mundo editorial que haverá mais razões para essa conversa ter lugar. Devíamos ter a bomba, e aí ele falava mesmo connosco, não é? Patético...

Depois, apanho pérolas como a seguinte:

Música: Mariza e Céline Dion actuaram à mesma hora em Montreal e juntaram 25 mil pessoas

Actuaram juntas? Não creio. Então por que razão contabilizar juntamente os espectadores dum e doutro concerto? Porque soa melhor do que dizer que a Mariza tinha esgotado a sala com 3000 pessoas. Assim juntam-se 22000 da Céline Dion e fica o caso arrumado. Por acaso outro dia o Abreu e o João juntaram para lá de 40000 pessoas no Estádio de Alvadade, com a modesta ajuda das equipas do Sporting e do AS Roma.

Agora a sério, isto só fica mal. Estamos a transformar-nos numa aldeola de 10 milhões de otários, cujo espírito foi quebrado vezes sem conta por um bando de patos bravos em quem ninguém confia e que nos continua a refoder alegremente com direito a tempo de antena em telejornais pagos por nós. Ninguém vai mesmo fazer nada?

Bom dia a todos.

Sem comentários: