terça-feira, 20 de janeiro de 2009

analfabetos de merda



Gostaria de tirar um momento para falar dos dirigentes de merda do futebol de merda deste país de merda.

Os mais atentos de vós terão reparado que o Belenenses impugnou o sorteio das meias-finais da Taça da Liga. Em causa o 1º critério de desempate, em caso de igualdade pontual, para determinar o melhor 2º classificado dos 3 grupos:

O Belenenses conta participar nas meias-finais da Taça da Liga e vai estar presente no sorteio de amanhã, face ao teor da regulamentação da própria competição.

Depois de ter estudado bem o assunto e pedido pareceres a vários técnicos e especialistas, o Belenenses considera não existirem dúvidas. Assim, de acordo com o ponto sete do anexo III do regulamento, o critério de desempate estabelece que «na 2.ª fase e 3.ª fase da competição, caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:

1.º Melhor goal average;

2.º Maior número de golos marcados; (etc.)»

O goal average do Belenenses (2, fruto de dois golos marcados a dividir por um sofrido) é superior ao do V. Guimarães (1,5, fruto de três golos marcados a dividir por dois sofridos.


Claro que entretanto os dirigentes de merda da liga de merda que organizam a competição decidiram esclarecer que, no futebolês local, average não significa razão mas sim diferença, e como todo o mundo do futebol se resume à sua própria iliteracia, é assim que todos o devem entender:

O 1º ponto do nº 3 do artigo 7º do Regulamento da Taça da Liga elege o melhor "goal-average" como primeiro critério de desempate entre clubes que tenham alcançado a mesma pontuação. A referida expressão "goal-average" reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos; tal corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol e, certamente por isso, como tal, foi interpretado pela generalidade da comunicação social, designadamente as televisões quando traçaram os cenários de apuramento em face dos resultados que se iam verificando nos jogos da última jornada da 3ª fase.

Dito pela negativa, não se significou nem se quis significar através da referência a "goal-average" a qualquer tipo de quociente entre golos marcados e sofridos. Sendo certo que, actualmente, em todas as competições internacionais, a referência ao "goal-average" expressa a diferença entre golos marcados e sofridos.


Curioso, o esclarecimento. Era capaz de jurar que havia uma coisa chamada goal average que foi substituída por outra coisa chamada goal difference precisamente porque a razão de golos pode ser traiçoeira. E eu era capaz de jurar que já li a expressão diferença entre golos marcados e sofridos em qualquer lado...

Sem comentários: